sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como melhor aproveitar as informações?



Por menor que seja uma empresa, periodicamente são geradas informações que podem subsidiar ou vir a ser um diferencial competitivo, contanto que haja pessoas que saibam para que e como utilizá-las. Caso contrário, as informações surgem e desaparecem sem que ninguém tenha dado a importância necessária a elas.
Mas, que informações seriam essas?



Vem de todos aqueles que têm percepções a respeito do modo de agir da empresa. São pesquisas de satisfação de clientes, percepções da própria força de trabalho e clientes potenciais, podendo também incluir dos fornecedores e parceiros, basta que os tenham.

Todos esses dados devem ser coletados, tratados, guardados, e transformados em informaçõespara serem disponibilizadas para apoiar as operações diárias, acompanhar o progresso dos planos de ação e subsidiar ao processo de tomada de decisão. Tudo isso através de um sistema de informações que permite que esses procedimentos sejam feitos de forma eficiente.

Muitas empresas utilizam a intranet como sistema de informações gerenciais, mas tudo irá depender da estrutura e do perfil da organização. Na maioria dos casos isso é feito de modo informatizado, salvo aquelas em que esse procedimento coloca em risco a sobrevivência da organização. Muitas vezes é um software e um hardware desenvolvido de forma terceirizada, em razão da especialização necessária.

Vale ressaltar que não adianta ter as informações e guardá-las apenas. É fundamental que elas sejam gerenciadas para que possam realmente atender às necessidades. Três palavras chave para o gerenciamento das informações são: Proteção, Inovação e Comparação.

É necessário protegê-la da concorrência. Se uma empresa tem especialistas que sua perda pode representar risco de redução de diferenciais (perceba que a empresa tem a informação), ela deverá tomar decisões que os retenha, como bonificações especiais ou reconhecimento.
Mas isso não é o suficiente. Algum dia outras empresas podem descobrir por si mesmas a informação que gera o diferencial no mercado e adotá-la também. Por isso a importância de estar sempre inovando, tentando melhorar até mesmo o que se faz melhor.

Um dos melhores caminhos é a comparação. Um empresário/empreendedor não pode pensar que sua organização está na melhor forma possível. Sempre haverá outra na qual ela possa comparar processos ou ferramentas e assim poder identificar diferenciais favoráveis e desfavoráveis a serem tratados. As informações devem ser gerenciadas para trazer retornos não só financeiros como os lucros, mas também retornos intangíveis como a satisfação dos colaboradores e dos stakeholders em geral.

                
                                                                                                       Bruna Macêdo
                                                                                                                Analista da Qualidade

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...