quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Negociação efetiva! A arte de negociar.

A negociação está presente no nosso cotidiano desde cedo. Aprendemos técnicas de negociação tentando convencer os pais a nos deixarem voltar mais tarde da festa, quando vamos pedir alguém em namoro e outras tantas situações que precisamos lidar com dois ou mais interesses. 



Segundo Junqueira (2003), negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Negociar não significa obter vantagens em cima do seu cliente, mas sim em conquistar a confiança e a fidelidade dele. Conclui-se que negociar consiste em um jogo de ideias, em busca de um resultado promissor para as duas partes envolvidas na negociação.

Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se com eficácia, de ter uma postura adequada, de manter contato visual e de se manter atento quanto à sua própria expressão e também à expressão do cliente.

A preparação é uma importante arma no contato com o cliente, pois permite que você possa negociar com mais confiança e naturalidade. Ter um roteiro é um passo importante na organização das ideias, para definir como você pretende desenvolver sua negociação, facilitando a fluência e o foco das informações, evitando falar desnecessariamente.

Para o bom negociador, a negociação começa muito antes de se “sentar frente ao cliente”. É necessário planejamento, identificação de objetivos e muito estudo a respeito dos fatores envolvidos na negociação:

  • O que será negociado;
  • Qual seu plano B caso não haja acordo;
  • Qual sua margem de negociação; 
  • Quem é o seu cliente.
Vale ressaltar algumas técnicas de negociação, onde o negociador deve:
  • Conhecer o cliente;
  • Ter postura visual;
  • Aproximar-se do cliente com habilidade;
  • Conhecer o produto. 


Todas essas técnicas devem ser planejadas anteriormente, para que o seu tempo seja aproveitado da maneira mais eficaz.


A arte negocial está presente no nosso cotidiano, o que torna o desenvolvimento da negociação absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente na carreira profissional. Assim, todo profissional que se preze deve buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu benefício e a benefício da organização do qual faz parte. Lembrando sempre da ética envolvida no processo de negociação.

                                                                                         Crislane Campos
Diretora de Projetos

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...