segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Planejamento Estratégico: O que é e por que fazer?

Planejamento estratégico é um processo gerencial, de grande importância dentro de empresas de todos os portes e setores, que tem como objetivo direcionar os rumos da organização proporcionando a ela sustentabilidade, ao responder questões fundamentais como: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá? 

Dessa forma, primeiro é realizada uma análise da atual situação em que a empresa se encontra, seguida de estabelecimento de metas, objetivos que essa organização deseja alcançar, e, por fim a elaboração de planos de ações que garantirão o alcance dessas metas e objetivos.

Para a realização do Planejamento Estratégico não existe uma época certa, o importante é ser elaborado no momento mais adequado e de maior para a organização. Porém, existem alguns fatos que podem ocorrer fazendo com que a empresa repense seu futuro de maneira mais rápida. 

Dentre esses fatos, pode-se destacar: o acirramento da concorrência, mudanças no comportamento do mercado, possibilidade de produtos substitutos, pressões advindas de fornecedores. Segundo Oliveira (2009) o Planejamento Estratégico deve sempre estar vinculado a um período, evidenciando assim, a necessidade de uma revisão periódica para que se mantenha em consonância com os objetivos da organização.

Um novo site da ADM Soluções está no ar! Confira nossos novos conteúdos e as novidades no ramo de consultoria.



Acesse e confira!

Quando a empresa não usufrui de um Planejamento Estratégico a condução dos negócios é dificultada, pois não conseguirá atingir metas e objetivos e não identificará as necessidades e oportunidades para os seus negócios e o tempo que precisará para iniciar a implementação das medidas necessárias com a devida antecedência. 

É através de um Planejamento Estratégico que é possível determinar a maneira mais eficiente de relacionar recursos disponíveis com as necessidades da sociedade, colocando em prática mudanças frequentes que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços oferecidos.

Portanto, o Planejamento Estratégico irá nortear a organização, no ponto de vista administrativo, ao desenvolver ações que levem a empresa a atingir as metas e objetivos, com o auxílio de ferramentas definidas no processo de planejamento estratégico, buscando se proteger de possíveis ameaças e detectando oportunidades. Com isso, fortalecerá o seu posicionamento no mercado e conseguirá uma maior efetividade organizacional.
Vitória Fontenele
Consultora

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...