sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Pesquisa de viabilidade: transformando sua ideia em um negócio de sucesso


Você já teve alguma ideia de negócio, mas não sabia a forma como validá-la? Ou, alguma vez, teve interesse em saber qual seria o melhor ramo para investir e obter o lucro desejado? A pesquisa de viabilidade é a resposta que você procura! Trata-se de uma consulta que busca avaliar a possibilidade de inserir no mercado um novo negócio ou um novo produto, assim como expandir um empreendimento. 

A pesquisa de viabilidade é uma das formas de se aplicar a pesquisa de mercado, que auxilia no conhecimento do mercado, dos fornecedores, dos concorrentes e clientes de determinada empresa. Com isso, os resultados da mesma podem ser alavancados, pois serão vistos oportunidades que podem ser trabalhadas, além de diversas outras informações relevantes para o crescimento e desenvolvimento de um negócio.

Para pôr em prática a pesquisa de viabilidade, primeiramente é realizada uma análise de setor, onde serão elencadas todas as práticas que influenciam no ramo específico da atividade pretendida. O principal objetivo dessa etapa é obter dados sobre o crescimento do mercado, hábitos do consumidor perante a localidade específica e nacional, todas as tendências que influenciam no negócio e a sua sazonalidade. É uma etapa que servirá de embasamento para todas as seguintes do projeto, pois os dados obtidos podem ser fatores chave e grandes influenciadores para as outras etapas da pesquisa, portanto, a análise dos dados é considerada um dos períodos mais importantes do projeto. 

Após realizada a análise e escolha do setor ao qual almeja-se ingressar, são definidas as estratégias de aplicação da pesquisa e as perguntas que farão parte do questionário, assim como os locais de aplicação e o público alvo da pesquisa para que esta traga dados que possam fornecer informações sólidas a respeito do grupo que se deseja alcançar. Nesta etapa, antes da realização da pesquisa de fato, é de suma importância que seja realizado um pré-teste com 10% do campo amostral, com o objetivo de se obter a percepção dos potenciais clientes a respeito da ideia de negócio e detectar se há algum erro no questionário elaborado.

Em seguida, logo após a realização da pesquisa, os questionários são avaliados, verificando se todas as perguntas foram respondidas corretamente para que não haja nenhuma falha na tabulação, momento no qual todos os dados apurados são analisados, gerando o resultado final da pesquisa.

É com base nesses resultados obtidos, que você saberá se é viável ou não dar vida ao empreendimento em questão e, caso seja viável, você já estará mais preparado para ingressar no mercado, uma vez que a pesquisa de viabilidade lhe possibilita saber como encontra-se o setor, se o seu investimento atenderá as necessidades do seu público alvo, qual a melhor forma para se posicionar em relação aos seus concorrentes e, consequentemente, transformar sua ideia em um negócio de sucesso.

Fabiane Félix e Victória Santos
Analistas de Marketing



Um novo site da ADM Soluções está no ar! Confira nossos novos conteúdos e as novidades no ramo de consultoria.


Acesse e confira!

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...