quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Ciclos empresariais e seus impactos na gestão financeira

A análise dos ciclos empresariais serve para verificar o desempenho do negócio de modo dinâmico, tendo em vista que as demonstrações contábeis nos fornecem informações de um modo estático ao final de cada exercício, analisando os ciclos empresariais é possível compreender melhor a dinâmica de certos aspectos do dia a dia da empresa. Para compreender os ciclos empresarias, denominados de financeiro, econômico e operacional se faz necessário entender e calcular os prazos médios, pois são as partir desses cálculos que será possível analisar os ciclos empresariais.       

Os prazos médios que estamos nos referindo são de três tipos: prazo médio de rotação de estoque (PMRE), prazo médio de recebimento de vendas (PMRV) e prazo médio de pagamento de compras (PMPC).

O prazo médio de rotação de estoque também indica quantos dias em média os produtos ficam armazenados na empresa antes de serem vendidos. Atualmente na gestão moderna de estoques, as empresas estão prezando estoques cada vez mais reduzidos e com alto índice de rotatividade. A questão do trabalho com volume reduzido de estoque vem muito do sistema toyotista de produção, que trabalha com um estoque suficiente para suprir sua demanda evitando custos desnecessários com compra de matéria prima em excedente e consequentemente com custos excessivos de armazenagem, seguro, dentre outros.

Quando se fala de PMRE uma das questões fundamentais que devem ser analisadas é a maneira como a empresa vem financiando seus estoques, que pode ser com capital próprio, com os créditos fornecidos pelos seus fornecedores e até com recursos de terceiros, que nesse caso ocorre quando as empresas recorrem a empréstimos para adquirir esse ativo. Nesse terceiro caso é preciso fazer uma análise muito precisa para não comprometer a sustentabilidade financeira da empresa com os empréstimos. Analisando o PMRE sem levar em consideração outros aspectos o ideal é que apresente um valor pequeno, pois quanto menor o valor significa que a empresa está tendo uma evasão maior de seus estoques o que é extremamente positivo, porém é preciso analisar o esse índice junto com os outros que serão comentados abaixo, o cálculo do PMRE é o seguinte.


O estoque 1 e 2 são referentes a dois exercícios, ou seja, é preciso analisar o valor de dois balanços, o do exercício em análise e o do ano anterior, como se fosse o estoque inicial e o estoque final. A informação do custo do produto vendido deve ser retirada da DRE do exercício em questão.
       
O prazo médio de recebimento de vendas indica a média de dias que a empresa demora para receber suas vendas. Visto que muitas empresas hoje fazem suas vendas a prazo, é preciso analisar esse aspecto para que seja possível verificar se a política de crédito ofertada aos clientes é positiva ou não para a empresa. O volume de duplicatas a receber de uma empresa é decorrente de dois fatores básicos, o montante de vendas a prazo e o prazo concedido aos clientes para os pagamentos. Importante salientar que políticas de crédito mais flexível exigirão uma política de cobrança mais rigorosa, desse modo, empresas que ofertam diversas formas de pagamentos aos clientes devem ter um departamento de contas a receber bem sólido e estruturado.

O ideal para a empresa é que ela receba de seus clientes antes que ela pague a seus fornecedores, para que ela possa girar o negócio com um capital próprio gerado com sua atividade. Quando ela recebe de seus clientes depois que paga o seus fornecedores isso pode desencadear uma série de consequências que podem ser prejudiciais ao negócio, como eventuais juros com fornecedores e até a recorrer empréstimos para pagar os mesmos. Por isso, a importância de analisar os prazos médios para compreender a dinâmica do negócio. O cálculo do PMRV é o seguinte.

A média de duplicatas a receber deve ser tirada no balanço patrimonial do exercício em análise e também o do anterior. A informação de vendas líquidas e impostos sobre vendas devem ser extraídas da DRE do ano em análise.

Por fim, o último prazo médio que vamos analisar é o de pagamento de compras que indica a média de dias que a empresa paga aos seus fornecedores. Como descrito acima, a análise do PMRV e PMPC devem ser analisados em conjunto, pois o ideal para a empresa é que o PMRV seja menor do que PMPC, desse modo o cálculo é o seguinte.



Todas essas informações poderão ser extraídas das demonstrações contábeis. Por isso é extremamente importante que as empresas atuem em conjunto com seus departamentos de contabilidade para que essas informações possam ser geradas de forma clara e precisa para tornar possível as análises financeiras para a tomada de decisões de uma maneira cada vez melhor.

Sabendo desses prazos médios é possível compreender os ciclos empresariais citados no início do texto. O ciclo econômico é a análise do período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja, o mesmo começa a partir do momento que a mercadoria é comprada e se encerra com a venda da mesma, tal ciclo pode ser compreendido a partir do PMRE. Já o ciclo financeiro tem início com o desembolso de recursos para pagar a aquisição de mercadorias, encerrando-se com o recebimento das vendas da mesma. Já o ciclo operacional é um reflexo dos dois ciclos anteriores, iniciando-se junto com o ciclo econômico e encerrando-se junto com o ciclo financeiro.




Desse modo, podemos perceber que a análise dos ciclos empresariais é bem importante para uma gestão financeira eficiente, pois ciclos fora dos padrões adequados podem aumentar a necessidade de capital de giro da empresa e com isso pode acabar prejudicando a sustentabilidade financeira do negócio, pois em casos que a necessidade de capital aumentam as empresas geralmente tendem a recorrer a terceiros, principalmente a bancos, o que é uma realidade muito complicada no Brasil tendo em vista as altas taxas de juros que são cobradas. Por isso, a dica é sempre se atentar ao desempenho dos ciclos empresariais para adequar as políticas financeiras, de concessão de crédito e prazo para pagamento dos fornecedores de acordo com a capacidade da mesma. 


Jhonatas Barros - Representante Administrativo-Financeiro
Rafael Arcanjo - Analista Adminstrativo-Finaceiro


Um novo site da ADM Soluções está no ar! Confira nossos novos conteúdos e as novidades no ramo de consultoria.


Acesse e confira!

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...