segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como fidelizar clientes no e-commerce?


Como fidelizar clientes no e-commerce?

O e-commerce se tornou uma grande força no sistema de comércio brasileiro. Os índices crescentes de faturamento, as facilidades fornecidas pelas vendas online e o aumento da segurança na web atraem cada vez mais consumidores. No entanto, as mesmas facilidades fazem com que a concorrência aumente na hora de fidelizar um cliente.

“Fidelizar um cliente é cativar um consumidor ao ponto de ele, ao pensar em comprar online lembrar, automaticamente, da sua loja virtual. É encantá-lo e satisfazê-lo em todos os atendimentos”, destaca Felipe Martins, Fundador e Presidente da Dotstore. Mas para conquistar os clientes dessa forma, os lojistas precisam tomar algumas providências, as quais destacam-se:

1. Perguntar se o cliente recebeu o produto depois da entrega, agrega muito valor ao produto e pontos à loja no momento de uma nova compra;

2. Ter uma política de troca e devolução é muito importante para a imagem da loja junto aos clientes;

3. Com a política de troca e devolução é preciso, também, ter um projeto de logística reversa bem estruturado. Isso surpreenderá seu cliente;

4. Responder aos e-mails dos clientes com rapidez deve ser uma prática absolutamente constante na loja, pois mostra que o cliente possui valor;

5. Enviar newsletters para os clientes, não apenas oferecendo um novo produto, mas desejando boas festas, feliz aniversário e outros votos, é uma forma muito eficaz de fidelizar clientes;

6. Informar os clientes sobre as novidades das lojas virtuais conta muitos pontos à questão de reconhecimento da importância dos mesmos;

7. Criar programas de fidelidade através das redes sociais, por exemplo, é uma maneira bastante interessante de conquistar clientes fiéis.

Essas dicas, certamente, servirão que para a fidelização dos clientes na loja. Fatores como o reconhecimento de valor, o sentimento de importância do cliente, o fato de desejar votos em datas especiais e o atendimento satisfatório fazem grande diferença para que o objetivo de fidelização seja alcançado.

Com clientes antigos fidelizados, a indicação à novos consumidores é inevitável e, dessa forma, a loja virtual conquistará maior número de clientes, maiores índices de faturamento e maior espaço no e-commerce brasileiro.

Boas vendas!

Fonte: http://www.artigosecommerce.com.br/


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