Muitas
empresas apostam no Desenvolvimento de Pessoas para alavancar seu desempenho e
garantir sua sustentabilidade diante das mudanças constantes no ambiente
corporativo.
O
conhecimento tornou-se o principal fator de vantagem competitiva e as pessoas,
detentoras do conhecimento, precisam aprimorar-se continuamente para fazer com
que as empresas respondam aos estímulos do ambiente e antevejam soluções para
atender às demandas do seu público, cada vez mais exigente, com rapidez e
flexibilidade.
Diante
desse cenário, o Mentoring ganha um papel importante dentro das organizações.
De origem grega, a palavra Mentor significa “pessoa que guia, ensina ou
aconselha outra; guia, mestre, conselheiro” (AURÉLIO, 2010). A utilização desse
termo remonta à Antiguidade, quando o poeta Homero, em sua obra-prima Odisseia,
relata a longa viagem do Rei Odisseu, que encarregou Mentor, um grande amigo da
família, pela orientação de seu filho Telêmaco.
No
contexto organizacional, o Mentoring é definido como “a parte da função de
liderança cujo principal resultado é a aprendizagem” (BELL, 2005). Investir em
um programa de Mentoring torna-se uma alternativa muito interessante para as
empresas que têm o conhecimento como fator principal de seu sucesso. Nessa
relação, o mentor proporciona orientação, conselho, feedback, compartilhamento de contatos, foco, direção, auxiliando o
aprendiz no seu desenvolvimento pessoal e profissional. O mentor, é em geral,
um membro veterano da profissão, uma pessoa experiente e bem-sucedida, com uma
visão ampla, e que oferece apoio, aceitação e amizade.
Frequentemente,
Mentoring é confundido com Coaching, e muitas pessoas não entendem as
diferenças básicas entre eles. Na verdade, a maior distinção entre Coaching e
Mentoring é que, no segundo, além de orientar, praticar junto, ensinar, há
também a função de preparar pessoas para novos e extraordinários saltos
qualitativos (ARAÚJO, 2012).
O
Quadro 1 mostra algumas diferenças entre Coaching e Mentoring:
Quadro
1: Diferenças entre coaching e mentoring. (ARAÚJO, 2010).
O
relacionamento de Mentoring precisa ter um propósito, e em geral, tem começo,
meio e fim. Uma pessoa pode ter vários mentores ao longo da vida, formal ou
informalmente. Não raro, essas pessoas têm os mentores como grandes amigos e
mantém essa relação de amizade para o resto da vida.
Um comentário:
Primeiramente gostaria de parabenizar a Jessica pelo ótimo artigo apresentado.
Achei muito interessante a importância do Mentoring em uma organização e que poucas empresas tenham o conhecimento sobre a sua existência e também de sua aplicação, pois eu percebo que, se bem aplicado, essa metodologia faz com que a organização cresça e desenvolva-se mais além de apresentar um ambiente agradável de se trabalhar.
Vocês estão de parabéns eu consegui entender a diferença de Mentoring e Coaching e como eles são aplicados nas empresas. Abraço.
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