terça-feira, 1 de março de 2016

Os motivos pelos quais sua empresa deveria investir em Consultoria.

Segundo dados do IBGE, apenas 47,5% das empresas abertas em 2009 ainda funcionavam em 2013. Esses dados são fomentados por fatores internos, por exemplo, falta de planejamento, desconhecimento do mercado e falta de preparo do gestor; por fatores externos, por exemplo, inflação, falta de crédito e diminuição do número de clientes.

Desse modo, Wood (1995) destaca, “que esse processo responde à necessidade ou ao desejo da organização de implementar mudanças estratégicas e planejadas, já que organizações de todos os tipos têm se deparado com cenários substancialmente modificados, significativamente mais dinâmicos que os anteriores, e buscando firmemente adaptar-se a eles”.  Schein (1972) fala que “na busca pelas respostas, as organizações e seus gestores têm procurado os serviços de consultoria – processo que procura fornecer informações especializadas; ajuda a diagnosticar problemas complexos; aconselha; apoia; resolve; e ajuda a implementar mudanças”.

Portanto, consultoria pode ser entendida como um serviço prestado por terceiros, sendo eles conhecedores da área, para identificação, investigação e/ou diagnóstico de problemas e oportunidades, para que possam oferecer informações corretas e soluções personalizadas, buscando a melhoria da empresa.


Algumas empresas buscam o serviço de consultoria para conseguir o capital inicial em grandes bancos, através da criação de um Plano de Negócios, que visa detalhar informações sobre o ramo, produtos, serviços, clientes, público-alvo, concorrentes, fornecedores, levantando os pontos fortes e fracos, mostrando viabilidade do negócio. Complementando essa afirmação, o SEBRAE fala que, “para expandir os negócios, micro e pequenas empresas podem acessar linhas de crédito específicas para o segmento ou para a finalidade que se quer alcançar com o recurso.

Buscando obter uma maior competitividade e um diferencial no mercado as empresas vêm demandado cada vez mais por serviços de consultorias empresariais, principalmente na crise econômica que vivemos no momento. Sim, na crise as empresas estão buscando além de soluções para os problemas encontrados, a prevenção de riscos, antes mesmo dos problemas aparecerem.

Muitas vezes achamos que em período de crise as consultorias são deixadas de lado por conta da situação financeira das empresas, porém, ao contrário do que pensam, as empresas inteligentes estão usando seu capital de investimento para contratar consultorias que as ajudem a escapar do cenário pessimista que nos encontramos, que é a crise econômica.

Muitas empresas estão com dificuldades para se sobressair de tantos problemas, seja pela falta de clientes ou financeiros pelos altos custos e despesas. Foi percebido que os projetos mais procurados são os de revisão do planejamento, para as empresas que estão querendo se reestruturar, modificar suas estratégias ou simplesmente, o mais comum, se planejar financeiramente.

No planejamento financeiro o que mais requer atenção é a revisão dos seus gastos para diminuição das contas e despesas da empresa. A análise dos dados financeiros da empresa deve ser feita de forma minuciosa, observando as projeções das receitas, gastos e buscando o histórico financeiro da empresa. Além disso, também deve ser feita uma análise mercadológica para entender a posição da empresa no mercado, também entender melhor como o setor em que a empresa se encontra está economicamente.


Nesse contexto, existem alguns movimentos que fomentam a consultoria no Brasil, um deles é o movimento “empresa júnior” que visa “formar, por meio de vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”, impactando diretamente 2.500 empresas, sendo as empresas júniores instituições sem fins lucrativos, formadas por universitários. 

Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Júniores, os clientes que procuraram esses tipos de consultorias, são 66,16% formadas de pessoas físicas e/ou Micro Empresas, 9,91% formadas de pequenas empresas, 2,37% Empresa de Médio Porte e Grande Empresa 1,72%. Mostrando o quanto as consultorias são necessárias para o desenvolvimento das empresas.


Déborah Lima e Gabriel Silva
Consultores da ADM Soluções

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