Para
falar desse tema, “Conquistar e fidelizar clientes”, é necessário primeiramente
definir o que é cliente. Cliente é todo aquele que deposita em nós suas
expectativas, ou seja, é aquele que procurou, procura e procurará nossos
serviços a fim de suprir suas necessidades. Dessa forma, temos clientes em
casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos, onde houver uma
expectativa criada teremos um cliente.
Historicamente,
o marketing estava muito fixado na ideia de atrair novos clientes, e para isso,
muitas vezes, as organizações ofereciam benefícios para que seus colaboradores
conseguissem cumprir esse objetivo. Dessa forma, questiono: o que é mais
importante para uma empresa, conquistar novos clientes ou reter os que já têm?
Como
tudo na administração, respondo: Depende. Tudo vai depender da estratégia da
sua empresa. Contudo, acredito que se preocupar apenas em atrair clientes e esquecer-se
dos que já temos é um erro grave para uma organização. É preciso realizar uma
ação estratégica que una o útil ao agradável. Alguns autores defendem a
seguinte frase: "É mais barato segurar o cliente conquistado do que
conquistar um novo cliente." Avaliando em uma visão financeira, os gastos
realmente são menores, pois, com clientes novos os investimentos publicitários
são bem maiores do que com os clientes já captados, sendo esse apenas um dos
fatores utilizados para justificar a frase acima citada.
É
necessário além de conquistar um novo cliente, tornar esse fiel a sua empresa.
Um cliente fidelizado gera uma cadeia rentável para a sua organização, pois, o
mesmo quando utiliza seus serviços e se satisfaz, consequentemente, ele irá
indicar para um amigo, gerando assim uma das propagandas mais eficientes na
atualidade, a propaganda boca a boca. Mas, de quem é a responsabilidade de
conquistar e fidelizar um cliente?
Existe uma frase da Teoria Gestalt na Psicologia que diz o seguinte: "O todo é maior do que a soma das partes", e com
ela podemos responder a pergunta anterior. A responsabilidade é de toda a organização.
Todos os membros vestem a camisa da sua empresa, dessa forma, são responsáveis
em vender ao próximo o que realmente é a sua organização.
Assim
sendo, vimos o quão importante é focar no nosso cliente. Não apenas conquistar
novos, mas também fidelizar os que já temos. Como dito na
definição do que é cliente, ele deposita em nós uma expectativa, cabe à
organização tornar essas satisfatórias para os mesmos.
Wilker
Brito – Analista de Marketing
Um comentário:
Muito simples e objetivo o texto.Parabéns!
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