Por menor que seja uma empresa, periodicamente são geradas
informações que podem subsidiar ou vir a ser um diferencial competitivo,
contanto que haja pessoas que saibam para que e como utilizá-las.
Caso contrário, as informações surgem e desaparecem sem que ninguém tenha dado
a importância necessária a elas.
Mas, que informações seriam essas?
Vem de todos aqueles que têm percepções a respeito do modo
de agir da empresa. São pesquisas de satisfação de clientes, percepções da
própria força de trabalho e clientes potenciais, podendo também incluir dos
fornecedores e parceiros, basta que os tenham.
Todos esses dados devem ser coletados, tratados, guardados,
e transformados em informaçõespara serem disponibilizadas para apoiar as
operações diárias, acompanhar o progresso dos planos de ação e subsidiar ao
processo de tomada de decisão. Tudo isso através de um sistema de informações
que permite que esses procedimentos sejam feitos de forma eficiente.
Muitas empresas utilizam a intranet como sistema de informações gerenciais, mas
tudo irá depender da estrutura e do perfil da organização. Na maioria dos casos
isso é feito de modo informatizado, salvo aquelas em que esse procedimento coloca
em risco a sobrevivência da organização. Muitas vezes é um software e um
hardware desenvolvido de forma terceirizada, em razão da especialização
necessária.
Vale ressaltar que não adianta ter as informações e
guardá-las apenas. É fundamental que elas sejam gerenciadas para que possam
realmente atender às necessidades. Três palavras chave para o gerenciamento das informações são: Proteção, Inovação e Comparação.
É necessário protegê-la da concorrência. Se uma empresa tem
especialistas que sua perda pode representar risco de redução de diferenciais
(perceba que a empresa tem a informação), ela deverá tomar decisões que os retenha, como bonificações especiais ou
reconhecimento.
Mas isso não é o suficiente. Algum dia outras empresas podem
descobrir por si mesmas a informação que gera o diferencial no mercado e adotá-la também. Por isso a importância de
estar sempre inovando, tentando melhorar até mesmo o que se faz melhor.
Um dos melhores caminhos é a comparação. Um
empresário/empreendedor não pode pensar que sua organização está na melhor
forma possível. Sempre haverá outra na qual ela possa comparar processos ou
ferramentas e assim poder identificar diferenciais favoráveis e desfavoráveis a
serem tratados. As informações devem ser gerenciadas para trazer retornos
não só financeiros como os lucros, mas também retornos intangíveis como a
satisfação dos colaboradores e dos stakeholders em geral.
Bruna Macêdo
Analista da Qualidade
Um comentário:
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