Um dos desafios encontrados pelos estudantes do ensino superior é definir uma área de atuação dentro do seu curso. A falta de conhecimento prático nas áreas de especialização surge como grande dificuldade, pois, muitas vezes, o aluno estuda certa disciplina, mas não conhece como é sua aplicação dentro do mercado de trabalho. Isso depende bastante de cada pessoa, pois cada uma já possui características pessoais que são relevantes na escolha de uma área de atuação. Além disso, enquanto algumas já entram sabendo o que esperar do curso, outras não conhecem bastante sobre as possibilidades de carreira.
Essa dificuldade de pôr os conteúdos em prática cresce para cursos com grandes áreas de atuação e abrangentes, como o curso de administração de empresas, em que o graduando pode atuar em diversas áreas, como marketing, finanças, recursos humanos, logística, planejamento e produção. Com essa grande possibilidade de escolhas, o graduando, muitas vezes, se encontra indeciso quanto a qual carreira profissional seguir.
Para tomar essa importante decisão, é preciso buscar autoconhecimento. Compreender quais os pontos fortes da própria personalidade, quais são suas habilidades e quais os pontos que podem ser desenvolvidos. Por conseguinte, é necessário conhecer as divisões de cada área para aplicá-las na prática, como conversar com pessoas que já atuam nesse setor ou colocar em prática algumas dessas possíveis áreas e, assim, adquirir uma visão real e crítica da situação.
Cada setor da administração precisa de pessoas com perfis diferentes. Por exemplo, o profissional de recursos humanos precisa ser paciente, resiliente e possuir uma visão humana. O profissional de marketing é dinâmico, criativo e apresenta uma visão estratégica. O especialista financeiro precisa manter o foco no trabalho sempre buscando resultado, tendo uma aptidão a controlar recursos para se chegar à máxima eficácia.
Durante a formação acadêmica, os alunos podem aproveitar as oportunidades e adquirir experiência para preencher as lacunas de sua graduação em:
1. Empresa Júnior: durante a graduação, é uma
possibilidade de aliar a teoria acadêmica à prática do mercado.
2. Estágio: poder atuar em uma área específica,
também possibilitando ir para a prática do mercado.
3. Networking: com estudantes e professores de
semestres mais avançados, o aluno pode ter uma melhor visão sobre as
possibilidades de carreira. Também, conversar com profissionais já bem
posicionados no mercado, que podem introduzir o que realmente é a área, e como
são as atividades do cotidiano.
4. Palestras e eventos: O estudante pode ter um
relato de profissionais conceituados e experientes.
O estudante não deve pensar na sua carreira levando em conta somente a questão financeira, sem levar em consideração o seu perfil e aptidão. Cada período tem uma tendência e uma carreira que hoje oferece salários altos não será necessariamente uma boa opção no futuro. Mesmo assim, dinheiro e prestígio social costumam pesar na decisão dos estudantes. É preciso refletir bastante para poder tomar decisões na carreira profissional.
Ademais, é preciso ampliar seus horizontes, não ficando preso, somente, à realidade da sala de aula. Buscar novos meios de aprofundar o conhecimento e ter a autonomia de direcionar qual caminho seguir em sua carreira trará um maior suporte para escolha da carreira profissional. Assim, o estudante sairá da teoria e examinará modos de aplicar o que se é aprendido.
Brenno Buarque e Ítalo Rodrigues
Trainees da ADM Soluções
4 comentários:
Muito bom o texto!
Parabéns aos autores.
Perfeito! :)
Muito obrigado, espero que tenha ajudado em alguma coisa.
Ótimo conteúdo, bem elaborado e desenvolvido. Porém, revise a parte física do artigo, textos, formatos, parágrafos e alinhamento, tornará mais envolvente e de fácil compreensão para os leitores. Parabéns.
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