sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Qual será a minha área de atuação?

Comércio Internacional



O que é comércio internacional?

O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, e o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.

Os riscos do comércio internacional:

Os riscos existentes no comércio internacional podem ser divididos em dois grandes grupos:

Riscos econômicos

* Insolvência do comprador;
* Atraso no pagamento - a falha do comprador em pagar o total em até seis meses;
* Flutuações cambiais;
* Relacionados à soberania econômica.

Riscos Políticos


* De cancelamento ou não renovação de licenças de exportação ou importação;
* Relacionados a conflitos armados;

* Expropriação ou confisco por companhias importadoras;
* De imposição de um banimento de algum bem após o embarque;
* De transferência : A imposição de controle de transferência de valores pelo país importador devido a crises de liquidez;
* Relacionados à soberania política.


Exportação:

Exportação é a saída de produtos ou execução de serviços para/em outro país. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.


Importação:

Importação é a entrada de produtos ou execução de serviços provenientes de outro país.

Impactos socioeconômicos:


As exportações permitem vender produtos para qualquer país do mundo, seja perto ou distante. Ou seja, para a exportação ter sucesso, ela pouco depende do desenvolvimento mercantil no qual seu sítio de envio está localizado, tal fato propicia o distanciamento econômico de pontos geograficamente próximos, elevando as possibilidades de disparidade de renda e diferenças sociais. Além disto, as vezes os melhores produtos de um país ou território são preferencialmente direcionados à exportação, assim restando produtos de qualidade pior. Isso ocorre devido ao poder de compra dos clientes no exterior. Se o preço nacional for semelhante ao encontrado no exterior, esse fenômeno não costuma ocorrer.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

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