quinta-feira, 11 de julho de 2013

Governança Corporativa: O que é, Princípios e Importância.

São muitos os conceitos de governança corporativa. Dentre eles, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define-a como "sistema pelo qual as organizações são dirigidasmonitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle".

A governança corporativa proporciona condições para que líderes empreendedores exerçam a coordenação e a condução das organizações, possibilitando um aprimoramento dos negócios. De acordo com o IBGC, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

Fotografia de stock: Business people clapping for businesswoman in conference…


Os princípios básicos da governança corporativa são:

Transparência: refere-se à comunicação dos fatores que permeiam a ação da organização, sejam eles econômicos ou intangíveis. Essa comunicação deve resultar um clima de confiança, ou seja, deve ser franca, rápida e espontânea, não deve ser tratada como uma obrigação da alta Administração.

Equidade: caracteriza-se pelo tratamento igualitário para com as partes interessadas, sejam eles colaboradores, fornecedores ou clientes. Condena-se qualquer tipo de ação ou política injusta.

Prestação de contas:  os responsáveis da governança corporativa devem responder àqueles que os elegeram perante seus atos e prestar contas com os mesmos.

Responsabilidade corporativa: os líderes das organizações, juntamente com os conselheiros, devem dar importância às questões de ordem social e ambiental na definição das estratégias e dos negócios, zelando também, pela perenidade e sustentabilidade das organizações. Esse princípio é uma extensão da estratégia empresarial, na qual busca a implantação da "função social", que deve incluir alguns quesitos como, a melhoria na qualidade de vida e a qualificação e diversidade da força de trabalho.


Um novo site da ADM Soluções está no ar! Confira nossos novos conteúdos e as novidades no ramo de consultoria.



Acesse e confira!

A comunicação, de forma geral, é uma das responsabilidades dos líderes. Segundo Covey (2003), liderança está em comunicar às pessoas seu valor de modo tão claro que elas possam vê-lo como próprio. Essa comunicação é extremamente importante, ela está diretamente relacionada com os princípios da governança já citados, como a transparência e a prestação de contas. Uma vez que a governança corporativa também trata de como as decisões mais importantes serão tomadas, repassadas e comunicadas a todos os níveis organizacionais e também ao seu ambiente externo.

Visto a relevância da governança corporativa dentro de uma organização é necessário que se tenha uma liderança comprometida com o desenvolvimento do negócio. Por isso, um dos mais importantes atributos do líder é justamente a capacidade de identificar e desenvolver novos líderes, uma vez que os agentes da governança corporativa devem estar preparados e possuir as competências necessárias.


Mariana Maia
Analista de Qualidade


Nenhum comentário:

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...