quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Metodologia do escritório de projetos.

As empresas de hoje, para crescer, se desenvolver e inovar, deverão apresentar uma estrutura organizacional bem consolidada e uma equipe bem instruída para dar suporte à concretização de seus planejamentos. No ambiente competitivo há a necessidade contínua de as organizações melhorarem seus desempenhos em projetos. Ou seja, procuram ferramentas e metodologias que garantam a qualidade de projetos por todo o ciclo de vida e em sua linha de base, que são: escopo, tempo e custos.

Em resposta às exigências de mercado, as organizações buscam a melhoria da elaboração e da execução de seus projetos, atrelando-os aos objetivos estratégicos que, junto à alta administração, apresentam diferencial diante das concorrentes através da qualidade do gerenciamento de seus projetos. Ou seja, maximizando as possibilidades de sucesso de seus empreendimentos.



O escritório de projetos ou Project Management Office “PMO” é um órgão ou grupo de pessoas criada dentro ou fora da organização que tem a função de implementar práticas e processos, padronizar diretrizes e gerenciar as metodologias conforme os projetos, programas e portfólios executados na empresa. Os executivos seniores são os patrocinadores da implantação do escritório, ou seja, são os responsáveis por custear a implementação do projeto. Segundo PMBOK (2012), os gerentes funcionais são pessoas-chave que desempenham uma função gerencial dentro de uma área administrativa ou funcional do negócio. A equipe do projeto é composta pelo gerente do projeto, pela equipe de gerenciamento do projeto e por membros da equipe que executam o trabalho, mas não estão envolvidos necessariamente com o projeto. O gerente do projeto é designado pela organização executora para atingir o objetivo do projeto. Ele precisa ser capaz de entender os detalhes do projeto, mas gerenciá-lo com uma perspectiva global.(Guia PMBOK)

A relação entre os componentes do escritório de projetos deve ser interativa, de modo que todos mantenham uma boa comunicação das atividades executadas e em andamento. Existem diferentes tipos de PMO (escritório de projetos, escritório de programas e escritório de portfólio) e estes são criados de acordo com as necessidades, cultura e estrutura organizacionais.


O “PMO” tem como objetivo a implementação da metodologia de gerenciamento de projetos definida pela empresa, visando promover a qualidade nos projetos de produtos ou serviços por meio da padronização dos processos. O escritório serve como fonte de orientação, documentação, capacitação e fomento às práticas relacionadas à gestão de projetos da empresa.Ele deve ser o ponto de referencia para stakeholders, gerentes de projetos e também para o time do projeto, sendo ele o local onde os projetos se realizam no papel, garantindo o armazenamento e distribuição das informações inerentes ao projeto, ferramentas e técnicas necessárias para o desenvolvimento dos mesmos, além de ser um estaleiro de conhecimento, tendo também a função de realizar treinamento e aperfeiçoamento da equipe do projeto, promovendo assim melhor desempenho no desenvolvimento de soluções para as organizações.

Os benefícios são muitos, embora alguns mereçam destaque:
  •  Propiciar o alinhamento dos projetos com as metas e objetivos organizacionais;
  •  Reduzir os custos dos projetos pela diminuição do retrabalho;
  •  Aumentar a produtividade da atividade;
  • Melhorar a qualidade dos produtos e dos serviços gerados pelos projetos;
  • Cumprir prazos, custos e requisitos de negócio;
  •  Aumentar a satisfação dos clientes.
É válido que as empresas utilizem de maneira eficiente o seu escritório de projetos, implementando e renovando, caso necessário, metodologias viáveis para a sua área de atuação, visando o melhor gerenciamento, controle e qualidade de seus produtos e serviços. 

Bruna Costa, Thamirys Linhares e Lucas Bernardes 
Diretoria de Projetos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gгeat blog! Is yοur thеme custom made ог ԁіd you dοwnloаԁ it from ѕomеwhere?

Α dеѕіgn like yourѕ with a few
simplе tweeκs would гeally makе my blog stanԁ out.
Ρlease let mе know where уou got уouг theme.
Thanks a lot

Lοоκ into my ωеb blog; simply click the next site

Anônimo disse...

Gostei imenso. foi util para a fase em que me encontro a criar uma empresa. Parabens

Helloiza Alonso disse...

Acompanho sempre o blog, infos úteis para o meu curso de gestão ágil de projetos, ótimo conteúdo, recomendo aos gestores e afins, excelente artigo

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...