sexta-feira, 28 de junho de 2013

Motivação e as Organizações. Você acordou hoje para quê?

O que motiva as pessoas a estarem dentro das organizações e acordarem todo dia para realizarem rotinas e hábitos aparentemente cansativos em longo prazo? Estão trabalhando a serviço de quê? Qual a razão? Existe felicidade no seu trabalho?

Calma!

Primeiro vamos entender o que é motivação. Motivação pode ser definida de várias formas, não existe definição específica, pode ser o ato de incentivar ou de inspirar um objetivo, uma razão. Assim, percebem-se dentro das organizações comportamentos diferentes e causados por razões, incentivos, motivos diferentes.

Motivação 1.0 – A motivação da sobrevivência, trazendo a base da pirâmide de Maslow, gerada por um impulso biológico: comer, beber, descansar, fazer sexo.

Motivação 2.0 - Impulso por motivadores externos ao ser: reagir às Recompensas e Punições, "se não bater a meta, não ganha comissão...". É o modelo típico utilizado pela maioria das empresas.

Motivação 3.0 -  o "Terceiro Impulso", por motivadores intrínsecos (internos): a paixão, a própria vontade de realizar tarefas, de trabalhar, independentemente de ser recompensado por fazer ou não.

De acordo com pesquisas de um grupo de cientistas de Economia Comportamental do M.I.T. – Massachussets Institute of Technology –, as pessoas se sentem mais engajadas em atividades construtivas, desafiadoras, que necessitam de sentido e propósito para sua visão de vida. Por mais estranho que pareça, a quantidade da recompensa financeira não é um fator determinante de desempenho para as pessoas. Em muitas empresas as atividades rotineiras que não necessitam de pensamento complexo, interação e inovação, são atividades mecanicistas e instrumentalistas, onde a Motivação 2.0 funciona. No entanto, no século XXI, esse modelo de motivação se mostra incompatível com a maneira que lidamos com o comportamento humano nas organizações.

Segundo Daniel Pink, um fato alarmante é que a compreensão das descobertas da ciência sobre motivação é distorcida na gestão da maioria das organizações. Um dos desafios dos novos líderes é justamente trabalhar a motivação 3.0 e tentar fazer com que estas descobertas sejam utilizadas de forma coerente através dos recentes estudos.

As pessoas procuram sentido para viver, nossa natureza é de vontade e escolha. Nesse âmbito, a motivação 3.0 exerce um papel fundamental com base nos seus três elementos:

Autonomia – a possibilidade de dirigir a própria tarefa, o próprio trabalho, a própria vida. Vale a pena ressaltar que dentro das organizações essa autonomia é interdependente, pois manter relações formais ou informais é essencial para a sustentabilidade da organização.
Excelência – vontade de ser cada vez melhor em algo relevante. Uma maestria e um domínio nas ações para superar os desafios onde ocorra uma aprendizagem constante.
Propósito – fazer a tarefa em nome de algo maior, um sentido, uma causa superior. Importante para renovar as empresas e o mundo, as organizações devem definir a própria razão de ser, o significado.

Diante desse novo cenário, muitas organizações, que ainda tomam suas decisões e levam a gestão de pessoas com base em crenças, devem se atualizar e se aproximar mais dessa nova abordagem. Esses erros fazem muitas pessoas pensarem que o trabalho deve ser algo árduo e desgastante que visa apenas uma recompensa no final.  Na verdade o trabalho deve ter um propósito, deve ser desafiador e trazer satisfação pela sua realização. “Faça o que quiser, mas faça com paixão!” típica frase de Facebook, mas se encaixa perfeitamente no contexto abordado pelo texto.

Lembram-se das perguntas no começo do texto? A intenção não é respondê-las, mas fazer com que vocês se questionem e reflitam, seja um funcionário ou o dono de uma empresa.

E aí? O que lhe motiva a estar dentro das organizações e acordar todo dia para realizar rotinas e hábitos aparentemente cansativos em longo prazo? Está trabalhando a serviço de quê? Qual a razão do seu trabalho e da sua organização? Existe felicidade no seu trabalho?

Responda para você, se conheça e então busque seus propósitos e sua felicidade!


Mateus Correia Pinheiro - Trainee da ADM Soluções

Nenhum comentário:

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...