quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como montar um currículo



Passo a passo:

  1. IDENTIFICAÇÃO: Esta seção deve estar no topo do currículo, coloque apenas o nome completo, nacionalidade, estado civil, endereço completo, telefone, número do celular e e-mail. Não é preciso colocar informações pessoais como data de nascimento, filiação, local de nascimento e números de documentos como RG, CPF etc.


  2. OBJETIVO: O ideal é que explique como pretende conduzir a sua carreira. Seja claro e procure personalizar o seu objetivo para a empresa a qual está se candidatando. É fundamental mencionar também como você contribuiria para o sucesso da organização.


  3. FORMAÇÃO EDUCACIONAL: Aqui, descreva a sua formação educacional incluindo apenas o ensino médio, graduação e pós-graduações (caso possua). Inclua as datas, o nome da instituição de ensino e, se relevante à vaga desejada, acrescente também os prêmios acadêmicos recebidos.


  4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Você deve descrever a suas experiências profissionais sempre começando pelos trabalhos mais recentes até os mais antigos. É essencial estabelecer claramente as datas (mês/ano) do período de cada emprego, antes de começar a descrevê-los. Após as datas, especifique o nome da empresa e cargo ocupado. Em seguida, você deve falar de maneira objetiva e sintética do cargo ocupado.


  5. CURSOS E TREINAMENTOS: Nesta seção você pode colocar os treinamentos e os cursos de idiomas, informática ou quaisquer outros que tenham agregado de alguma forma a sua formação. É importante obter os certificados de todos os cursos realizados, pois em algumas empresas tais certificados podem ser exigidos.


  6. QUALIFICAÇÕES: É importante enumerar as qualificações e habilidades que possui e que são requeridas pelo emprego ao qual está interessado.

Algumas dicas:
  • Nada de fotos muito extravagantes, uma foto 3x4 é bem recomendada.


  • É muito importante que não cometa erros ortográficos ou gramaticais. Todos sabemos que é difícil escrever um texto isento de erros de português, mas imagine que você é um recrutador e possui dois currículos de candidatos com a mesma experiência e formação acadêmica, mas em um deles há erros básicos de português. É evidente que, como recrutador, você escolheria o candidato com o currículo bem escrito.


  • Tenha em mente também que nos processos de seleção são analisados dezenas de currículos e, por conta disso, os profissionais de Recursos Humanos invariavelmente não gastam muito tempo em cada um e farão uma leitura rápida das informações contidas nele. Tente escrever seu currículo em uma folha ou duas no máximo, facilitando, assim, a análise do mesmo.


Boa sorte a todos!

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