quarta-feira, 3 de junho de 2009

Noções básicas de uma boa apresentação


Apresentar significa tornar presente, trazer à presença. Portanto, apresentadar um conteúdo a um determinado público é explicar, expor, explanar, sugerir, discorrer ou argumentar sobre ideias que giram em torno desse conteúdo escolhido.

Existem diversas formas de apresentação. Atualmente, o recurso mais utilizado são os slides, mas nem todos conseguem explorá-los da melhor forma. A ciência já provou que o ser humano assimila melhor uma informação com imagens do que a mesma informação recebida somente através do áudio. Por isso, sua apresentação deve estar 100% afinada com o que você tem a dizer.


Abaixo estão listadas algumas dicas básicas:

  • Não abuse do visual. Os espectadores estão lá para ver sua apresentação, não um show de cores e efeitos. Slides muito poluídos podem reter a atenção das pessoas.
  • Olhe e fale com as pessoas. Faça contato visual, isso aumenta a atenção das mesmas e não se esqueça de interagir, assim terá um bom feedback. Lembre-se também que os slides são apenas para uma orientação, ou seja, cada tópico deve ser contextualizado e não somente lido.
  • Seja honesto. Não fale somente o que as pessoas querem ouvir, mas o que elas precisam ouvir.
  • Seja Natural. Estude o que vai falar, mas não haja como se tivesse decorado, deixe a apresentação fluir. Cuidado com o que fala: "ahh..., hum..., é...", você pode não notar, mas as pessoas e podem se irritar.
  • Mexa-se. Não fique parado como uma estádua. Mostre sua desenvoltura, mas sem exageros.
  • Diferencie-se. Exponha sua personalidade, tenha algo único que o diferencie dos demais. Isso lhe ajudará a ser lembrado pelas pessoas.
Para finalizar, faça uma revisão dos seus slides, procure manter uma relação harmônica entre a linguagem escrita e a linguagem que será falada, isso ajudará muito na compreensão dos espectadores. lembre-se, é muito importante que você estude e domine aquilo que irá falar, como falar e para quem falar, essa simples atitude lhe trará melhores retornos do que perder horas para enfeitar slides.

Para a maioria dos casos, vale o bom senso e o meio-termo.

Boa apresentação!

Nenhum comentário:

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...