quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conquistar e fidelizar clientes




     Para falar desse tema, “Conquistar e fidelizar clientes”, é necessário primeiramente definir o que é cliente. Cliente é todo aquele que deposita em nós suas expectativas, ou seja, é aquele que procurou, procura e procurará nossos serviços a fim de suprir suas necessidades. Dessa forma, temos clientes em casa, entre os colegas de trabalho, entre os amigos, onde houver uma expectativa criada teremos um cliente.

     Historicamente, o marketing estava muito fixado na ideia de atrair novos clientes, e para isso, muitas vezes, as organizações ofereciam benefícios para que seus colaboradores conseguissem cumprir esse objetivo. Dessa forma, questiono: o que é mais importante para uma empresa, conquistar novos clientes ou reter os que já têm?

     Como tudo na administração, respondo: Depende. Tudo vai depender da estratégia da sua empresa. Contudo, acredito que se preocupar apenas em atrair clientes e esquecer-se dos que já temos é um erro grave para uma organização. É preciso realizar uma ação estratégica que una o útil ao agradável. Alguns autores defendem a seguinte frase: "É mais barato segurar o cliente conquistado do que conquistar um novo cliente." Avaliando em uma visão financeira, os gastos realmente são menores, pois, com clientes novos os investimentos publicitários são bem maiores do que com os clientes já captados, sendo esse apenas um dos fatores utilizados para justificar a frase acima citada.

     É necessário além de conquistar um novo cliente, tornar esse fiel a sua empresa. Um cliente fidelizado gera uma cadeia rentável para a sua organização, pois, o mesmo quando utiliza seus serviços e se satisfaz, consequentemente, ele irá indicar para um amigo, gerando assim uma das propagandas mais eficientes na atualidade, a propaganda boca a boca. Mas, de quem é a responsabilidade de conquistar e fidelizar um cliente?

     Existe uma frase da Teoria Gestalt na Psicologia que diz o seguinte: "O todo é maior do que a soma das partes", e com ela podemos responder a pergunta anterior. A responsabilidade é de toda a organização. Todos os membros vestem a camisa da sua empresa, dessa forma, são responsáveis em vender ao próximo o que realmente é a sua organização.

     Assim sendo, vimos o quão importante é focar no nosso cliente. Não apenas conquistar novos, mas também fidelizar os que já temos. Como dito na definição do que é cliente, ele deposita em nós uma expectativa, cabe à organização tornar essas satisfatórias para os mesmos.

Wilker Brito – Analista de Marketing 

Um comentário:

Cris disse...

Muito simples e objetivo o texto.Parabéns!

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...